Como fazer boneca reborn

Neste artigo, falaremos um pouco sobre como fazer boneca reborn seja para vender ou para uso pessoal, caso você seja um colecionador ou admirador dessas bonecas super-realistas.

Antes de ler esse artigo, você pode conferir o guia que escrevemos sobre a boneca reborn, desde sua história até como comprar e cuidar do seu bebe: Bebe Reborn.

Primeiramente um bom conselho para quem quer alcançar esse objetivo é pesquisar sobre alguns cursos online que existem, procure um bom professor e veja sua didática e quais são os conteúdos abordados.

Quanto melhor o curso escolhido, melhor será a técnica aprendida, então invista nos melhores cursos para obter os melhores resultados na confecção das bonecas reborn.

Por serem muitos os detalhes que envolvem a confecção do bebe reborn apenas uma professora com muita experiência pode ensinar como ter qualidade e realismo na fabricação da sua boneca.

Para fazer um bebê reborn bonito e realista é preciso de conteúdo teórico e também pratico, a pratica te levará a alcançar resultados cada vez melhores, então não fique frustrado se não ficar bom na primeira vez.

Para começar você irá perceber que é necessário importar muitos dos materiais para a fabricação, como a cabeça e os membros que dificilmente você encontrara no Brasil e, caso encontre, o preço desse material será mais elevado do que se importar a peça.

Fazer o bebê reborn é uma técnica realmente complexa e de fato é uma arte bastante valorizada, onde as pessoas pagam milhares de reais para possuir uma boneca reborn.

Porém, para se fabricar um bebê reborn de qualidade é preciso aprender quais são os matérias necessários, onde podem ser encontrados, desde enchimento e junção das parte, como fazer a pintura e aplicar as veias ou mesmo como colocar os cílios e os cabelos, para que não se soltem com o tempo.

Associação Internacional de Artistas de Bonecas Reborn

Antes de falarmos sobre como fazer boneca reborn, é importante que você saiba da existência do IRDA é uma sigla que se lê em inglês International Reborn Doll Artists e significa em português Associação de Artistas de Bonecas Reborn.

Se trata de uma organização de fabricantes e artistas de bonecas reborn que se juntam frequentemente para defender as bonecas que são roubadas e remanufaturadas por pessoas que comercializam como se essa boneca fosse de própria autoria.

Existe além do IRDA um instituto muito importante para artesões reborn sua sigla é IIORA, fazer parte desse instituto é muitas vezes a maior honra que um artesão pode receber, pois quem participa do instituto tem o seu trabalho reconhecido mundialmente.

Por isso, é importante que você crie modelos de sua autoria, sem plagiar modelos criados por outros artistas. O que você pode fazer é recriar algum modelo, dando o crédito para o artista, mas sem a intenção de vende-los

Materiais para reborn

 

Newborning Doll Kit ou Kit Reborn

 

Dentre tantos passos da técnica o primeiro e mais básico é colocar as camadas de pintura e os detalhes físicos para dar a imagem de realismo.

Para tal foi criado um kit que se chama newborning, esse kit permite que os artesãos possam deixar de lado certos processos de confecção. O newborning é um kit onde se fabrica um bebe reborn a partir de uma boneca já confecciona. Esse kit foi criado em 2005, e a partir do ano de 2009 passaram a vender também as ferramentas e os materiais necessários.

Os fabricantes perceberam que esse mercado estava em grande expansão então criaram moldes e kits, afim de facilitar o processo para os novos artistas que surgissem nesse mercado.

Nesse novo kit, você recebe peças do bebê e algumas vem até com as ferramentas e materiais que são necessários na fabricação do bebê reborn. Uma das empresas responsáveis por fornecer esse kit é a Secrist Boneca e a também a Jc Toys. Algumas companhias deixam você montar seu próprio kit, escolhendo da forma que quiser as peças que virão nele.

 

Kit Reborning

 

Cada boneca tem um tamanho, peso, formato e materiais diferenciados, dependendo do conjunto que comprar. Todas as bonecas que são feitas de vinil podem ser usadas para se confeccionar um bebê reborn.

Neste kit, você já recebe o bebê praticamente montado, faltando dar a ele alguns retoques finais de acabamento.

 

Lista de Materiais para reborn

 

Listamos abaixo alguns dos materiais necessário para que você possa confeccionar, dar acabamento ou mesmo produzir sozinho suas próprias bonecas reborn:

  • Pincéis: pincel número 0 ou pinceis pequenos e finos que você se adapte melhor para cada parte da confecção, já que devera pintar entre pequenos e grandes vãos;
  • Tinta: A maioria dos artesãos fazem uso da tinta Gênesis, que é uma tinta que não possue cheiro e não é toxica, garantindo a saúde dos proprietários das bonecas, mas isso não impede de testar outras marcas. As bonecas reborn mais antigas foram feitas utilizando tinta óleo ou acrílica. Se for utilizar as tintas Gênesis vai precisar adquirir uma paleta especifica.
  • Texturização: para dar um maior ar de realismo é preciso texturizar a pele das bonecas. Para isso você pode usar pinceis de cereja ou esponja marinha;
  • Para fazer pequenos detalhes ou limpar erros compre esponjas cosméticas, algodão, papel para se limpar, pinça e palitos de dentes.
  • Cozinhar: Para cozinhar a boneca reborn você vai precisar de um pano, pode ser um pano velho já que só será utilizado para esse processo. Além de comprar um forno de convecção apenas para os bebês reborn e uma bandeja vazada para se colocar a boneca no forno. Para facilitar a utilização do forno a dica é comprar um termômetro.
  • Cabelos: Para fazer o cabelo e cílios vai precisar de lã Mohair. Para os cabelos você necessitará adquirir uma ferramenta de implante que pode ser uma agulha, tome cuidado com o tamanho, pois agulhas muito grandes podem deixar buracos na cabeça de sua boneca reborn. É importante também ter uma tesoura própria para apenas cortar o cabelo e cílios.
  • Acetona: muitas vezes quando se compra uma boneca de fábrica para confeccionar um bebê reborn é preciso passar acetona para tirar a tinta de fábrica e poder pintar da maneira que deseja sem distorcer a cor escolhida.

 

Como fazer boneca reborn – Passo a Passo Básico

Se você quer antes de adquirir um curso saber quais são os passos básicos de como se faz  bebe reborn então continue lendo.

Cozimento e Pintura dos Detalhes

O primeiro passo que deve se fazer depois de receber o seu kit de cabeça e membros de bonecas é lavar e deixar secar inteiramente. Em seguida, você pode começar a pintar as veias na cabeça da boneca, que são as que mais se destacam, podendo também as espalhar em outras partes do corpo, como, por exemplo, mãos e pés, podendo se inspirar até mesmo em fotos de bebês reais, como a maioria faz.

Após detalhar as veias da boneca, cozinhe as partes em que a aplicação de veias foi feita, sempre controlando a temperatura para que não fique abaixo dos 120ºC ou acima dos 125ºC. O tempo necessário para ficar a tinta, tomado como base a Gênesis, é de oito minutos.

A seguir, separe os membros da boneca, para que assim possa ser resfriada mais rapidamente. Não a coloque em água fria, pois, dessa forma, você pode acabar danificando a boneca.

Agora é uma das partes mais divertidas do processo! Aplique uma fina camada de tinta colorida, de acordo com a cor de pele escolhida, fazendo uso de um pincel mole, ou mesmo uma esponja, ficando a seu critério escolher a qual modo lhe agrada mais.

Para que os detalhes fiquem ainda melhores, utilize camadas mais finas de tinta, não é necessário exagerar nas demãos, e para isso, uma tinta de qualidade é essencial. Coloque-a para cozinhar de acordo com as instruções necessárias

Pinte apenas um dos lados da boneca, para que, ao deixar a tinta secar, a pintura não seja danificada. É possível forrar uma assadeira com algum pano, ou papel toalha, deixando a parte não tingida em cima dele, e fazendo o inverso quando a outra parte estiver seca.

Faça a reaplicação da tinta em varia camadas de tinta, finas é claro, usando da mesma técnica de antes, aquecendo a boneca para que a tinta fique bem fixa.

Para dar um visual de manchas, características de recém-nascidos, aplique finas camadas de uma tinta avermelhada. Os lugares mais usuais em que essas manchas se destacam são as solas dos pés, o nariz, as bochechas e até mesmo as covinhas.

Pinte também os lábios e as unhas do bebê reborn, para isso, o pincel recomendado é o do tipo língua de gato. Você pode também partir para a colocação de pálpebras e as demais veias mais finas que você ainda não fez, com camadas finas de tinta em pincel de número 0.

Com um toque final, use toda a sua delicadeza para pintar as sobrancelhas e aplique as unhas com um pincel bem fino ou mesmo um palito de dentes, para que pareçam o mais real possíveis.

Colocando Cílios e Cabelos na Boneca Reborn

Como já informamos acima, você irá precisar de uma boa quantidade de mohair para aplicar o cabelo da boneca reborn, cortando um tamanho que fique mais fácil de manusear, algo em torno de 8 e 10 centímetros. Para inserir o cabelo, uso um implantador especifico e algumas agulhas.

O próximo passo é colar o cabelo dentro da cavidade da cabeça, para que ele fique bem fixo e não corra o risco de escapar com o tempo. A cola Gem-Tac é a mais recomenda para esse processo, ou alguma bem parecida, adicione-a, além de dentro da cavidade, na parte do couro cabeludo do bebê reborn.

Para que a cola não se espalhe tanto, use uma pinça e uma esponja, espalhando apenas pelas partes necessárias, deixando que a cola seque, posteriormente.

Do mesmo modo que você colocou os fios de cabelo, você deverá implantar os cílios, colando-o também pela parte de dentro da boneca.

Após aplicar os cílios e deixar a cola secar, você pode dar o acabamento de sua preferência no cabelo da boneca, fazendo um corte que se adapte ao formado do rosto do bebê ou mesmo à idade de recém-nascido que ele tem. Pesquise por imagens de alguns recém-nascidos para ter alguma inspiração, seja criativo.

Em seguida ao corte, com um borrifador, umedeça o cabelo com um pouco de água, colocando uma meia-calça para que ele não se solte. Depois, com tudo no lugar, dê o penteado que quiser.

Com todo o acabamento, seguindo as instruções do kit que você comprou, ou mesmo das partes separadas, vestindo a sua boneca com uma roupa que preferir, podendo até mesmo confeccionar suas próprias roupinhas se souber e quiser.

Seguindo todas essas dicas e adquirindo um material de qualidade, desde kits, tintas e outros itens necessários para a produção de sua boneca reborn, você certamente irá começar a confeccionar bonecas com qualidade, dando a elas seu toque pessoal.

Para complementar, é importante ressaltarmos que você precisa procurar por cursos que proporcionem um aprendizado completo a respeito de como fazer boneca reborn.

A internet tem diversas opções disponíveis, basta procurar por qual lhe agrada mais e começar a aprender como criar as suas. A criatividade e a dedicação serão aspectos que você deverá sempre ter em mente, a final a técnica exigida para essa arte é bem complexa, mas proporciona um sentimento de realização único!

Fique atento para novas dicas aqui no nosso Blog Arte em Casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *